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El cartel político en Chile entre 1970 y 2012. El Gobierno de Salvador Allende y los movimentos estudiantiles – Mauricio Vico

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Mauricio Vico, chefe do departamento de desenho na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) no Chile, doutorado em investigação do desenho, publicou uma obra sobre o cartaz chileno nas suas fases revolucionárias.

Nesta conferência, efetuada no dia 4 de Outubro de 2016 pelas 14:00h na FBAUL, deu-nos a conhecer parte da sua obra e investigação relativa aos cartazes. Mauricio conduziu a conferência em dois momentos distintos: num primeiro referiu-se aos cartazes relativos ao governo de Salvador Allende (1970-1973) e num segundo aos movimentos estudantis compreendidos entre 2011 e 2013. Os livros “Un grito en la pared. Psicodelia, compromisso político y exilo en el cartel chileno” “el afiche político en Chile: 1970-2013” que escreveu são um suporte do conteúdo desta apresentação.

Governo de Salvador Allende

Salvador Allende fundou o Partido Socialista e governou o seu país de 1970 a 1973. Acreditava ser possível instaurar o socialismo e pôr em prática a democracia.

Mauricio Vico começou por dar contexto às referências iconográficas e temáticas dos cartazes criados no decurso do seu governo. A revolução cubana (1959), a luta pela reforma universitária e pelo ensino público, os movimentos feministas presentes em revistas a partir de 1967, o aparecimento dos primeiros grupos rock e os movimentos hippies são factores que desencadeiam as temáticas expostas nos cartazes e defendidas no governo de Salvador Allende. Relativamente à iconografia dos cartazes, são notáveis influências da pop art e do psicodélico, associados aos grupos referidos anteriormente.

Depois de nos explicar o contexto em  que foram criados, Mauricio Vico apresentou-nos uma panóplia de exemplos de cartazes representativos da campanha de Salvador Allende e dos ideais defendidos no decorrer do seu governo, assentes na liberdade, igualdade e democracia. Pretendia-se criar empatia com o leitor e transmitir a mensagem de forma simples. Referiu a utilização do humor, em alguns deles, como um veículo que facilita a comunicação e a relação com quem observa os cartazes.

Por ti venceremos Los 3 con el 3, Antonio Larrea, 1970

Estes dois exemplos de cartazes criados por Antonio Larrea na campanha de Salvador Allende, demonstram esta vontade de criar empatia com o leitor. A meu ver, constroem a imagem de uma comunidade e expressam a esperança das pessoas de construir uma sociedade mais justa. Através da utilização de imagens de crianças e famílias pretende-se sensibilizar o observador.

Movimentos Estudantis (2011-2013)

Num segundo momento da conferência, o professor Maurício Vico apresentou-nos os cartazes que refletem os movimentos estudantis compreendidos entre 2011 e 2013. Referiu que a acentuada discrepância que existe entre ricos e pobres no Chile e o facto de a educação no Chile ser das mais caras do mundo como factores que suscitaram estes movimentos revolucionários. A autoria dos cartazes tende a desaparecer nesta altura, com vista à transmissão de uma mensagem coletiva e não individualizada e as redes sociais adquirem uma grande importância no que diz respeito à transmissão da mesma.

Mejor educación, coletivo 2011 | Recuperar el Cobre, coletivo 2013

Considerei muito interessante a visualização destes cartazes. Acho a intervenção dos jovens do Chile muito pertinente e capaz de pôr em causa os graves problemas do seu país. Lutam por factores fundamentais como a acessibilidade ao ensino, que deveria ser um direito para todos. Tal como referido por Maurício Vico, os cartazes que nos foram apresentados dão conta do distanciamento que sentem pelos políticos e do protesto incessante com vista à mudança e à possibilidade de melhores condições de vida. Admiro o dinamismo do seu trabalho e a vontade que têm de o expor de forma a que a mensagem seja passada e refletida pelos observadores.

A conferência foi uma mais valia para o alargamento da minha cultura geral e visual. Fiquei  a conhecer melhor a história e política do Chile e tomei contacto com as variadas tendências na elaboração dos cartazes neste país ao longo de quarenta anos. Foi-nos apresentado o discurso visual numa perspetiva histórica e com o objetivo de mudança social.

 

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